Páginas

13 de ago de 2011

O estilo Lolita – Cultura Japonesa


Lolita (ou Loli) é uma moda japonesa, que surgiu no fim dos anos 70 e início dos anos 80. Buscando inspiração na "cultura kawaii" japonesa e na nostalgia de tempos remotos – sejam períodos históricos ou simplesmente da própria infância -, as lolitas são divididas em vários tipos (alguns até polêmicos), podendo, em geral, ser descritos como "inocente" (existindo exceções dependendo do subestilo e da lolita em questão). Há uma certa preocupação com parecer infantil, elegante ou modesta, já que evitam uma imagem adulta, sexualizada ou vulgar (dependendo do estilo da lolita).
Muitas vezes usuários e fãs de Lolita são vistos também como fãs de "visual kei" ou de "j-rock", sendo que nem sempre é verdade. Muitas lolitas são possuem menor interesse nesse tipo de música.
Uma marca registrada das Lolitas são as sombrinhas, que estão presentes em todos os estilos Lolita.
*Existem várias categorias dentro do Loli, como:
- Classic Lolita: o estilo clássico, que remete à moda vitoriana e rococó original. As cores mais utilizadas são tons de bege, vinho, verde-escuro, marfim.
- Sweet Lolita: o estilo dito "kawaii" (fofo), que usa cores como tons em rosa, verde claro, azul bebê, amarelo claro, pêssego. As estampas, quando utilizadas, são de coisas pequenas e consideradas "bonitinhas", como frutas, flores, doces, corações e até animais. Os vestidos têm muitos babados e lacinhos.

- Country Lolita: uma subdivisão do sweet lolita, baseada em xadrez, quadriculado e estampas florais mais coloridas, além de frutas. O acessório mais comum é o minichapéu de palha.

- ShiroLolita: considerada por alguns subdivisão do "Sweet Lolita" e por outros um tipo de "Gothic Lolita", mas na verdade pode ser uma subdivisão de qualquer estilo lolita, a diferença é o fato das Shirololitas se vestirem apenas de branco (às vezes tons de creme).

- Kuro Lolita: subdivisão de qualquer estilo lolita, mas no qual a lolita veste somente de preto. Muitos KuroLolitas costumam formar pares com ShiroLolitas para fazer contraste.

- Punk Lolita: a mistura da moda punk com a moda lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez, listras, e estampas. Os acessórios mais comuns incluem caveiras, coroas, minicartolas e boinas.

- Guro Lolita: as guro lolitas (termo japonês que corresponde à "Grotesque Lolita") são lolitas que usam bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum".

- Gothic Lolita: a mistura do "gótico" com a moda lolita. As cores utilizadas são preto, azul escuro e até mesmo vermelho. Lembrando que as gothic lolitas não tem conexão nenhuma com a tribo gótica e nem com Goth Rock. O Elegant Gothic Lolita é uma subcategoria dessa, cuja as roupas costumam ser mais discretas e refinadas do que as de uma Gothic Lolita. No Japão não se diz "eu sou uma EGL" ou "estou vestido de EGL", já que o estilo continua sendo Gothic Lolita.

- Erololi (Ero - erótico; Loli - abreviação de lolita): mistura o sexy antiquado (sem exageros) com o lolita. Muitas vezes utiliza corsets e outros elementos típicos de roupas íntimas vitorianas, como bloomers (a típica calçola da vovó), petticoats (saias de tule, filó ou tecido) e calcinhas grandes com babados. As saias costumam ser mais curtas do que o normal, que no caso é no joelho ou abaixo dele. Utiliza-se também cinta-liga com meia 7/8, coroas e até armações de metal no lugar da saia.

- Wa Lolita (ou Waloli): o estilo é baseado na combinação entre acessórios japoneses e a moda Lolita. O nome se refere ao Japão pela antiga palavra "che", que significa a "Mesma Nação","Terra de Wa", que é terra da harmonia.

- Qi Lolita: A variante Qi Lolita (pronunciada "ci-loli") é um dos poucos estilos comuns da moda Lolita. É similar à Wa lolita, desde que encorpora acessórios tradicionais. E é em fato a combinação de elementos tradicionais chineses e o estilo Lolita.

- Hime Lolita: Estilo que mais remete à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.

- Deco Lolita:
Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, muitas pulseiras preferencialmente de bolinhas, estampas coloridas, sobreposições, meias. A idéia do estilo é ser tudo muito colorido. Existe uma preferencia pela cor rosa,mas não existe nenhuma regra sobre a cor.

- Sailor Lolita:
é um estilo “náutico” de lolitas, inspirado nos uniformes japoneses de marinheiros. Usam colares azul-marinhos, azul-escuro e branco; e símbolos como uma âncora de navio e velas.

Existe ainda o "Casual Lolita", que não é uma subdivisão do estilo, embora possa até ser considerado. É uma forma de usar o Lolita com as roupas diárias e comuns da sociedade. Por exemplo saias em formato de sino, com rendas, lacinhos e babados com uma camiseta, e sapatos estilo de bonecas.

O "Ouji" e "Dandy" são estilos usados por meninos, não são realmente versões masculinas do Lolita, mas possuem uma ligação com esse estilo. As roupas também são inspiradas em estilo Rococó e Vitorianas, e embora sejam um estilo masculino, muiras garotas as adotam, indiferente da sexualidade e prconceito.

O mundo "Loli" tem como base a época Vitoriana, no Rococó e em certa tendência ao passado, quanto à elegância das roupas. No Brasil, as pessoas muitas vezes têm de recorrer à costureiras e às poucas marcas japonesas (ou americanas) que exportam, pois ainda não há lojas especializadas baseadas no país.
Obs.:
Lolita é um estilo, portanto não existe de fato uma "cultura". Isso depende muito de como o usuário vê o Lolita.
Ainda existem muitos estilos de lolita que não são considerados "oficiais", já que algumas pessoas dizem que existe e outras dizem que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
♥Layout desenvolvido por por Marcella Kovacs todas as artes foram feitas por mim, exclusivas para o blog A GAROTA E O TEMPO. © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • NÃO COPIE PARCIAL OU TOTALMENTE O LAYOUT. Topo