24 de set. de 2015

5 dicas preciosas para um estudo eficaz


Com o ENEM se aproximando, muitas pessoas já devem estar se descabelando pra estudar. Sem falar que estamos no fim de setembro, e logo chega o fim do ano! Pra quem está na escola e está com dificuldade nos exames finais e na faculdade também, é sempre bom ter umas estratégias de estudo, afinal, ficar lendo o mesmo texto várias e várias vezes ou sair só grifando tudo com marca texto não vai te fazer aprender tudo da noite pro dia.
Por isso, como primeiro post depois que resolvi voltar com o blog, resolvi juntar tudo que sei sobre dicas de estudo. Coisas que já vi em videos e blogs na internet, coisas que testei e funcionaram pra mim. Vamos lá?

1 - Motivação:
Você deve estar olhando esse primeiro tópico e pensando: "o que? Pra que motivação? O motivo é que eu preciso passar oras!" Mas na verdade não é bem assim que as coisas funcionam não.
Primeiramente, você deve parar pra analisar - independentemente se você está estudando para o ENEM, para concurso, vestibular, ou procurou essas dicas pra aplicar na escola ou na faculdade mesmo - O que você vai ganhar estudando? Quanto tempo você pode ou está disposto a gastar com os estudos? Eles vão te trazer quais benefícios?
Com essas três perguntas, você já consegue traçar uma meta. Você quer muito fazer o ENEM pra passar na faculdade de medicina? Ótimo, bom motivo pra estudar. Você quer aprender inglês pra passar um tempo no exterior? Ótimo também. 
Dessa forma, sempre que se sentir cansado ou com preguiça de estudar, pense nesse motivo. Construa um objetivo, assim os estudos não ficam tão cansativos e chatos. Por mais que seja ruim você deixar de sair num sábado a noite com os amigos, pense "se eu estudar posso conseguir atingir tal objetivo, que é muito importante pra mim, por isso, foco!". E não adianta dizer "ahhhh, é só hoje... só dessa vez", pois (experiência própria), se você consegue manter uma rotina de estudos, e por acaso dá uma pausa um dia, dificilmente você vai voltar com o mesmo pique e estudar todos os dias. Não tem problema se divertir, mas se perder um dia de estudos, fique focado em voltar a estudar com tudo novamente.

2 - Estude uma matéria por dia:
É algo que funciona bem pra mim e não me deixa confusa. Se você pegar tudo que vê pela frente e estudar como se não houvesse amanhã, no final dos estudos você nem vai saber qual conteúdo é de qual matéria, e na faculdade, por exemplo, existem matérias com conteúdos parecidos, mas achar que são o mesmo pode confundir na hora da prova e você erra uma questão por bobeira. Por isso, mantenha o foco em estudar uma matéria por dia, assim você fica menos tempo estudando e vai saber direitinho o conteúdo, pois está focado em uma única coisa.

3 - Faça bons resumos:
Sim, resumo ajuda muito. Além de treinar a escrita e sua capacidade de reunir informações importantes, se você fizer um resumo assim que terminar de ler e grifar um texto, quando as informações ainda estão super fresquinhas na sua mente, fica muito mais fácil de estudar para a prova depois, afinal você não vai ter que ler aquele texto de 50 páginas de novo, pois você tem tudo o que você precisa naquele resumo que você fez há um tempo atrás, então é só revisar!
E lembre-se, quando você escreve sobre algo que leu, você está mostrando que sabe aquilo e mostrando que entendeu o que leu. AH! E nada de fazer aquele resumo cópia!
Em breve darei dicas de como fazer um bom resumo, mas você pode dar um Google, que vai achar várias dicas legais.

4 - Elaborar perguntas e respondê-las e/ou usar flashcards:
Isso costuma funcionar bem comigo. Sabe aquela definição tipo "o que é linguística?" que é meio tosca, mas é sempre óbvia de cair na prova? Pois é, ela vai cair e se você não souber vai ficar com muita raiva de ter achado óbvio demais. Pra isso, você pode elaborar perguntas fáceis como o que eu citei, e montar tipo uma prova e deixar pra responder em outro momento, ou mesmo fazer o uso de flashcards, que podem ser usados com post-it, folhas de caderno ou A4 normal, ou até mesmo programas específicos. É só colocar uma palavra na frente e a resposta atrás. Quando você acertar sem olhar a resposta, ótimo, você está sabendo o conteúdo!

5 - Ajude um amigo:
Sempre tem aquele amigo que falta às aulas, que não presta atenção ou mesmo que tem mais dificuldade em determinada matéria. Uma boa dica e que ajuda muito, é você usar o que você sabe e explicar à ele. Quando você aplica seu conhecimento, como ao ensinar alguém como realizar determinada conta, você aprende mais e ele fixa na sua mente. Nisso, também pode surgir algumas dúvidas que você nem sabia que tinha, e assim você pode pesquisar ou perguntar ao professor.

O post ficou maior do que eu esperava, e por hoje é só. Pra quem ainda tem dúvidas de como usar flashcards e como eles são úteis, eu estou preparando um post apenas sobre isso que vai ajudar muito.
Então, achou as dicas úteis? Tem alguma dica de estudo que não mencionei e que funciona pra você? Conte aí nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!