14 de dez. de 2020

Dica de Leitura: O peso do pássaro morto - Aline Bei

 


Hoje vamos reinaugurar esse espaço reservado para dicas de leitura aqui do blog que faz muito tempo que eu não uso. E nada melhor para voltar com tudo que falar sobre o livro de hoje.


Desde que comprei um Kindle, tenho me aventurado um pouco mais na leitura para retomar esse hábito que eu havia perdido. Um dos livros disponíveis no Kindle Ulimited era O peso do pássaro morto, de Aline Bei, um livro que eu já estava com vontade de ler desde que vi a Bruna Vieira indicar no Instagram dela. Foi uma leitura fluida, mas ao mesmo tempo pesada, que durou um único dia e após finalizar o livro senti que deveria dizer para todos leem. Pois ele me fez refletir sobre a vida, e principalmente sobre a morte.


O livro é narrado em primeira pessoa e em versos. Com frases partidas ao meio e sem pontuação adequada, você pode sentir a esperança e alegria se tornando um vazio na vida de uma mulher. Ele começa com as memórias dos oito anos de uma protagonista sem nome. É aos 8 anos que ela passa por sua primeira perda e aprende a lidar com a morte. O livro fala basicamente das perdas e traumas que sofremos ao longo da vida, e de traumas que geralmente mulheres precisam lidar. 


A história narra os acontecimentos ao longo da vida da protagonista, que passa pelos 8 anos, 17, 18, 28, 37, 48 até os 52 anos da personagem, em que depois de tantas perdas e traumas, ela passa a tentar ser uma pessoa que realmente vive, sem ser apenas um amontoado de perdas, culpa e memórias ruins. 


Apesar de ser um livro curto e em forma de versos, não ache que a leitura é leve. Como eu disse no início, é uma leitura densa. Cada frase pode nos marcar profundamente e fazer com que nós relacionemos a uma parte de nossas vidas que já aconteceu ou que pode vir a acontecer. O peso do pássaro morto é uma livro brasileiro que realmente vale a pena. 


Aqui vou deixar alguns trechos que me marcaram:








2 comentários:

  1. olá,muito interessante sua indicação.Vou colocar na lista do meu kindle,atualmente estou na correria para terminar um e vou gostar de conhecer esse.Se puder dar uma força no meu blog, coemntando e seguindo,caso agrade,ficarei grata,bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Lê esse sim porque é maravilhoso! Obrigada pela visita! Vou dar uma olhadinha no seu blog tbm! Beijos

      Excluir

Volte sempre!