2 de mar. de 2021

Comprar um Kindle vale a pena?




Na Black Friday do ano passado, vi uma promoção do Kindle 10ª geração na Amazon, e decidi comprar. Logo que comecei a mostrar no Instagram alguns livros que li nele muita gente me perguntou se valia a pena e o que dava pra fazer nele. Prometi que faria uma resenha dele aqui no blog e cá estou eu, finalmente falando sobre isso.

O que é um Kindle?
Apesar de ser um aparelho que existe há um bom tempo (ele foi lançado em 2007), muita gente desconhece seu funcionamento. Mas ele é basicamente um aparelho leitor de livros digitais. É diferente de um tablet, pois foi criado para ler, então tudo é voltado para proporcionar o maior conforto ao leitor.

Seu modelo é único ou há outros?
Atualmente existem 3 versões. O meu é o de 10ª geração (R$331,55 na pesquisa de hoje) e possui tela iluminada, o que não tinha na versão anterior. Há também o Kindle Paperwhite (R$616,55) que oferece maior capacidade interna, tela mais definida e proteção contra água; e o Kindle Oasis (R$1091,55) que possui design mais sofisticado, resistência à água e tela que muda de tonalidade de acordo com a iluminação ambiente. Você pode escolher o que melhor atende suas necessidades e qual preço você está disposto a pagar.

A tela dele é diferente de um tablet?
Sim. Ele usa uma tecnologia chamada e-ink. Ela faz algo que imita o papel impresso (e-ink é a abreviação para "papel eletrônico"), e dispensa a necessidade de iluminação do painel. A tecnologia faz uso de pigmentos magnéticos positivos na cor branca e negativos na cor preta que reagem com microesferas que, juntos, formam uma imagem. E no caso do Kindle com iluminação, há uma fita com alguns LEDs na parte inferior da tela que levam luz para as demais partes do painel. 

Como comprar livros no Kindle?
A Amazon é atualmente a dona da maior loja de livros digitais do mundo. Existem livrarias internacionais e até nacionais que contam com mais variedades em seu catálogo, mas para livros físicos, enquanto o maior destaque da Amazon continua sendo os eBooks e os audiobooks (livros auditivos).
A Amazon oferece duas assinaturas com benefícios que podem ser usados nos Kindles, o Kindle Unlimited (R$ 19,90 mensais) e o Prime Reading (R$ 9,90 mensais). O Unlimited, oferece um acervo com mais de 1 milhão de livros que ficam à disposição dos assinantes para serem lidos durante 30 dias (renova mensalmente). Já o Prime Reading é um dos benefícios inclusos no Amazon Prime, que também abrange frete grátis e acesso ao Prime Video. 
Se você optar por não assinar nenhum dos planos, você pode simplesmente comprar com cartão de crédito cada e-book que você desejar no site da Amazon.

MINHA OPINIÃO

O Kindle Ulimited vale a pena?
Talvez, mas no meu caso não. Assim que você compra, você ganha 2 meses de graça do Kindle Ulimited, e assim testei essa função sem nenhum gasto e ao final dos 2 meses acabei cancelando. Por que? Primeiro porque eu leio bem devagar, não sou uma devoradora de livros. Segundo porque não me interessei pela maioria dos livros disponíveis na assinatura. Pra alguém que não é tão seletivo nas leituras quanto eu, e gosta de devorar livro atrás de livro, pode valer muito a pena. 

Além dos planos de assinatura, também existem livros que são disponibilizados de graça no aplicativo e você pode baixá-los. Tenho Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas até o momento, mas há muitos outros!

Cansa a vista?
Não! Eu uso óculos e facilmente fico com a vista cansada ao ler no computador, mas como o Kindle possui uma tela diferente, consigo ler sem problemas. Ele possui um ajuste de iluminação que vai de totalmente sem luz, até uma luz mais forte. Você pode ler durante o dia sem iluminação na tela, para poupar a bateria, e durante a noite, com as luzes do seu quarto apagadas e a iluminação mais forte. É ótimo, pois a gente não precisa levantar da cama pra apagar a luz após a leitura antes de dormir hahaha

Vale a pena comprar um Kindle?
No meu caso sim. Tenho e ainda compro vários livros físicos, principalmente os de edições mais bonitas, porém eles ocupam um espaço que eu não disponho na minha casa e estava ficando difícil guardar tudo hahaa. Para viagem deve ser maravilhoso, pois em vez de você carregar o peso de um livro de 500 páginas e capa dura por exemplo, pode levar o Kindle com quantos livros você quiser! Dá pra levar na mochila pra qualquer lugar, pois ele é bem leve e fininho, então não ocupa espaço.

Os e-books algumas vezes são bem mais baratos que os livros físicos, então dá pra economizar um dinheiro. Outras vezes o preço é bem próximo, então se você se preocupa com o valor dos livros em vez da praticidade da leitura, pode ser que se decepcione com o preço de alguns deles. Eu comprei dois livros até o momento. Um deles tinha a versão física por 40 reais e a digital por 13 reais. O outro a versão física era 40 e o e-book 35. Não foi um preço tão diferente, mas preferi comprar a versão digital pela praticidade da leitura e pela minha falta de espaço na casa para mais livros.

Afinal, é melhor ler livros físicos ou ler no Kindle?

Não sei dizer hahaha
Eu sempre defendi os livros físicos. A sensação de tocar no papel, de virar a página, o cheiro de livro novo e as edições com capas maravilhosas que as editoras fazem sempre me atraíram. Mas ao ler no Kindle fico pensando que livro físico é ruim, pois pesa, é difícil achar posição pra ler deitada na cama, além de ter que encontrar um lugar com boa iluminação para ler. 
No Kindle eu consigo ler deitada de lado, com as luzes apagadas como se estivesse mexendo no celular. Sinto que meu hábito de leitura melhorou muito depois da compra e pra mim valeu muito a pena.
Porém, é claro, eu não odeio os livros físicos hahaha fico nessa relação de amor e ódio com eles, por não terem a praticidade do Kindle, e por serem maravilhosos como são. 
Ainda leio livros físicos (afinal tenho vários) e leio também no Kindle. Pra mim super valeu a pena, pois quando estou disposta a ler um livro físico, pego na estante. Se preferir ler um livro digital, ele está fácil de pegar. 

Se vale a pena ou não pra você, só você pode avaliar o que você procura. Mas contei minha experiência para que vocês possam ter uma ideia dos prós e contras do aparelho e decidirem se querem ou não ter um desses. 

2 comentários:

  1. O Kindle tem mais uma vantagem em relação aos livros físicos, não tem cheiro haha, e bem, papel "acumulado" sempre tem aquele cheiro de "guardado" de arquivos.

    Adorei o post, algumas coisas eu já sabia, mas teve muitas informações das quais pude aprofundar meu conhecimento em relação ao produto. Continue trazendo conteúdos interessantes como este.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha eu gosto do cheirinho de livro novo, desde que não seja com muita tinta hahahah Que bom que você gostou do post!

      Excluir

Volte sempre!