27 de out. de 2012

O sentimento de culpa


Quem é que nunca teve um sentimento de culpa? Ela é algo que está presente em nossas vidas a cada erro cometido. É um apego ao passado, uma tristeza, uma insatisfação das coisas que aconteceram, ou que nós mesmos fizemos, coisas das quais não podemos mais mudar, porém vivemos nessa ilusão de que um dia poderemos ser perfeitos.
O ser humano sempre cometerá erros, não existem pessoas perfeitas, mas pensamos que todo erro, que na verdade é algo que nos faz crescer, deve ser seguido do sentimento de culpa, e logo quando perdoarmos a nós mesmos, poderemos mudar e nos tornar pessoas melhores. Mas não adianta nada se lamentar. Muitos passam a vida sofrendo com a culpa de algum ato cometido, e consequentemente isso pode provocar doenças como a depressão. De nada adianta se vingar de si mesmo, lamentar, sofrer, se desprezar. Somos frágeis humanos e temos que aceitar isso.
“Acho que devemos fazer coisa proibida – senão sufocamos. Mas sem sentimento de culpa e sim como aviso de que somos livres.” como diria a escritora Clarice Lispector .
O nosso dever é aceitar que cometemos nossos erros e que não podemos voltar ao passado a fim de mudá-los. Temos a necessidade de perdoar a nós mesmos para que possamos seguir em frente com nossas vidas, viver o presente, para construirmos um futuro melhor que possa de alguma forma reparar os erros do passado sem que carreguemos o tão sofrido sentimento de culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!