15 de out. de 2015

Organize seu guarda-roupa!



Fiquei quase uma semana falando sobre organização no Twitter e até agora não tinha postado no blog. É que eu precisava testar algumas coisas pra ver se funcionavam mesmo e poder passar o melhor conteúdo pra vocês.
Como muitos já devem saber, eu estudo na UFJF, e lá teve uma greve que só agora acabou, as aulas voltam ainda no fim desse mês e é aí que meu semestre começa (vou morrer estudando no verão). Por isso, semana passada fiquei louca, pois estou com muita coisa pra fazer e se eu não tiver o mínimo de organização e disciplina, nada vai dar certo. Assim, decidi fazer uma série de posts (fora de época pra pessoas normais, mas perfeito pra quem vai começar o segundo semestre do ano agora). Tudo o que eu for aprendendo, colocando em prática e vendo que funciona postarei aqui, portanto, não percam os próximos posts do blog!!!

Agora vamos ao que interessa. 
A postagem de hoje é sobre organização do guarda-roupa, que muitas vezes, a gente entulha tudo lá dentro e já que ninguém vai ver, fica bem bagunçado. Aí você abre a porta e de repente cai uma montanha de roupas na sua cabeça! Mas separei umas dicas ótimas aqui. Vamos testar?

1 - Dividir o guarda-roupa em inverno/verão
Acho que isso todo mundo sabe e muita gente coloca em prática. Pra quem não sabe, é uma forma de organização eficiente e que deixa você ver melhor suas roupas. Aqui na região eu acho que não funciona tanto porque o tempo é completamente louco. Pode ser um dia de 40 graus no verão, e o dia seguinte fazer uns 12 graus e a gente ter que pegar aquele casacão super quente pra não congelar. Mas dá pra adaptar mesmo assim.
No calor eu costumo guardar minhas blusas de lã e aqueles casacos maiores em caixas de papelão. Como recebo muitas por causa do AVON, isso sobra aqui em casa. Então compro papel de presente ou contact, encapo tudo e fica lindo gente! Como meu guarda-roupa é super pequeno e com divisórias horríveis, tenho que adaptar do meu jeito. Assim, eu sei onde encontrar cada peça, mesmo quando o tempo virar em pleno verão! Ah, e sempre deixo umas blusinhas mais leves no cabide mesmo. No inverno, costumo colocar todas as minhas camisetas em uma só gaveta. Que eu raramente acabo usando, mas cabe tudo e fica fácil de visualizar. Mas vocês podem adaptar da forma que for melhor.

2 - Colocar as roupas em rolinhos nas gavetas, para economizar espaço
Para acomodar todas as minhas camisetas em uma única gaveta, costumo dobrá-las em rolinhos. Mas ATENÇÃO!!! Existem tecidos que podem estragar caso dobrados assim, então cuidado quando for fazer isso, pesquise primeiro antes de dobrar.
Vi algumas dicas por aí, e diziam que as roupas que devem ficar em rolinhos são: pijamas, roupas de ginástica e toalhas. Mas eu faço isso com outras também, como camisetas de ir para faculdade, dia a dia e até algumas de sair mesmo, só que mais simples. Pra não estragar, invés de fazer realmente aquelas bolotas, eu vou dobrando de leve, até que a camisa fica meio "em pé" na gaveta (aqui e aqui). Podem tentar que funciona!

3 - Separar roupas para trabalho/faculdade/sair/dia-a-dia
É uma coisa que a minha mãe sempre me ensinou e sempre deu certo. Em uma gaveta coloco as roupas de sair, em outra as roupas da faculdade, em outra o que é de dormir e assim por diante. Fica bem mais fácil na hora de sair e não faz aquela bagunça. Pra quem coloca nos cabides é só ir colocando em ordem. A parte de cabides do meu guarda-roupa é minúscula e por isso uso a minha cômoda pra categorizar as roupas e as poucas gavetas que meu guarda-roupa possui.

4 - Comprar um cabide para cada roupa pendurada
Passei anos da minha vida colocando duas, três e até QUATRO blusas em um único cabide por ter preguiça de ir comprar e achar que estava bom assim. Quando precisava sair e estava com pressa, era exatamente a blusa mais de dentro que precisava, o que acontecia? Isso mesmo, jogava tudo na cama, saía, voltava pra casa pra dormir, jogava tudo no chão e no dia seguinte mais trabalho pra organizar tudo. Não tem coisa pior que isso! Agora criei vergonha na cara e comprei mais 12 cabides. É baratinho e faz uma enorme diferença, acreditem!
Paguei 5,90 nos meus em uma "loja de 1,99", são de plástico mesmo, pretinhos e com uns buraquinhos que não deixam as roupas escorregarem. Mas o tipo de cabide mais recomendado é aquele de acrílico transparente ou os de veludo, que são mais finos e não deixam a roupa escorregar. Bem, isso é algo que cada um tem um gosto e um tipo de necessidade, pra mim os de plástico serviram muito bem!

5 - Usar sacos de tnt para guardar roupas e não de plástico
Sabem aquelas roupas de festa, como ternos, vestidos e outras que a gente costuma guardar dentro de algum saquinho? Pois é, nada de plástico. Aliás, metade pode. O que acontece quando a gente coloca uma roupa em um saco completamente de plástico é que a roupa pode suar (sim, acontece isso, pesquisa no Google) e pode dar mofo ou aquele cheiro de roupa guardada horrível. Pra que isso não aconteça, o melhor é usar sacos de tnt ou com metade plástico e metade tnt. Acho que todo mundo sabe o que é o tecidinho de tnt né?! Ele não é caro, você pode comprar os saquinhos prontos ou mandar alguma costureira fazer de forma que se adapte melhor pra você. Roupas conservadas, sem mofo, sem cheiro ruim e arrumadinhas! 

Decidi separar os posts de organização do guarda-roupa por partes e coloquei só sobre as roupas mesmo nesse. O próximo vai ter mais coisa, prometo, então fiquem ligados!!
Alguém conhece mais alguma dica de organização que dá certo? Conta nos comentários! Assim você  ajuda mais gente!

14 comentários:

  1. Eu estava precisando mesmo, meu quarto está uma bagunça e hoje mesmo vou (tentar) dar um jeito;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahhahah tenta sim! Com essas dicas fica bem melhor ;)

      Excluir
  2. Ótimas dicas! Estou precisando dar uma arrumada no meu :/

    www.sonhodemargarida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas. Preciso dar uma organizada no meu guarda-roupa e vou por em prática!
    Beijo!

    http://brigadeirodeamora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse próximo feriado essa é a minha missão, organizar, doar e separar o que tenho que mandar na costureira.
    Adoro arrumas guarda-roupa, parece loucura,rsrs, mas me divirto com as minha peça, depois que fica organizado fico feliz... Mas na segunda cedo já bagunço tudo =/

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk pior é que sou assim também. Bagunçar é tão fácil!

      Excluir
  5. Ótimas dicas! eu separo por tipo que eu uso, sair, trabalhar, igreja etc...
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii, Adoreii seu blog.
    Muito fofo!
    Se quises depois dá uma passadinha no meu tah, http://byquaseperfeita.blogspot.com.br e segue tbm ta se vc quiser, é claro..rs'
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe que bom que gostou! Espero que volte mais vezes <3

      Excluir
  7. Não sou muito organizada, mas costumo respeitar as gavetas. Separar inverno e verão aqui não é muito viável, já que é raro fazer frio (rio de janeiro), mas tenho uma gaveta de casacos. Comprar mais cabides foi algo que também fiz e mudou minha vida, nada de roupas jogadas desnecessariamente. Essa ideia dos rolinhos eu uso pra viajar, mas vou usar nas minhas blusas também, acho que facilita ver tudo que temos. Beijos
    www.issoaquioetl.wordpress.com

    ResponderExcluir

Volte sempre!