2 de jan. de 2016

Como encontrar motivação pra fazer qualquer coisa?


Feliz ano novo meus seguidores e seguidoras lindos e lindas! s2
Como a última postagem do ano de 2015 foi contando as minhas metas pra vocês, e sabendo que tanto eu, quando provavelmente alguns de vocês devem ter dificuldades em encontrar a motivação dos primeiros dias do ano para cumprir aquele monte de metas, decidi fazer um texto sobre motivação. Onde encontrar? Como manter? Como chegar até o fim daquela meta e alcançar os objetivos? Lê esse texto, ele vai te dar uma ajudinha!

A motivação é um dos aspectos mais importantes para que a gente faça qualquer coisa. Não importa se temos o melhor professor do mundo, se estudamos na melhor escola/faculdade, se temos o melhor emprego do mundo, se usamos o melhor método... se não houver motivação, nada disso vale nada. Ela tem que vir de dentro de cada um de nós, pra que a gente possa começar algo e ir até o fim.

Existem atitudes negativas que levamos ao longo da vida, e que podem destruir completamente nossa motivação, então precisamos conhecê-las e eliminá-las da nossa cabeça. Algumas dessas atitudes são: 

  • Achar que tal coisa que vamos fazer é muito difícil.

Por mais que algo exija disciplina e empenho da nossa parte, ficar pensando que é difícil só vai piorar tudo. Se é algo que você precisa fazer ou algo que você quer muito, você tem é que pensar que vai superar isso, pois falar “é difícil” vai te deixar pra baixo, e mesmo que nem seja tão difícil, você vai acreditar tanto naquilo que vai acabar desistindo.

  • Eu não tenho tempo pra isso!

Isso é uma das maiores desculpas esfarrapadas que todo mundo dá. O tempo passa igual pra todo mundo. Então por que ela pessoa toda atarefada tem tempo pra tal coisa e você não? O tempo é algo que a gente não tem, é algo que a gente faz. Basta organizar melhor sua vida, sua rotina pra conseguir fazer algo, e certas vezes, abrir mão de certas coisas em prol de algo maior.

  • Fazer tal coisa é chato/ não gosto de tal coisa

Por mais que o processo para fazer alguma coisa seja pesado, chato e você não goste, já parou pra pensar nas consequências disso? Seja para aprender uma língua nova, estudar para o vestibular, fazer um trabalho muito difícil, começar uma dieta, sair do sedentarismo, qualquer coisa... o que você vai ganhar com isso depois? É chato todo o processo? Pode ser. Mas encarar aquilo como uma obrigação, como um desperdício de tempo, e pensar que você podia estar vendo sua série favorita invés de tal coisa, só piora tudo.

  • Ansiedade 

Ficar ansioso e louco pelos resultados invés de focar no processo, seja ele qual for, não adianta. Aquele seu amigo conseguiu juntar dinheiro pra comprar um celular legal rapidinho? Que bom pra ele. Cada pessoa tem seu tempo, pra qualquer coisa que a gente quer. E cada pessoa vai atingir a meta em seu tempo. Fica calmo, relaxa, foca no processo, e quando finalmente conseguir, vai conseguir direito. Não adianta correr com aquilo e depois as coisas ficarem só mais ou menos.

Depois de tirar tudo isso da mente, já é um grande passo pra sua motivação continuar e tudo dar certo.
Uma das coisas que ajudam a crescer a motivação é ter gosto por aquilo que você faz. Como assim? Por exemplo, você quer emagrecer. Sua meta é essa. Exige disciplina? Claro. Mas depois que você conseguir comer bem, fazer exercícios, seja lá o que for e chegar no seu peso ideal, imagina como você vai ficar feliz?

Nada é fácil gente. E quando mais desafiador for, se você conseguir superar aquilo, é uma alegria tão grande... é tão bom se sentir realizado né?! Poder falar pra você mesmo que graças ao seu empenho, ao seu esforço, a sua motivação, você conseguiu chegar lá e deu tudo certo... é muito bom! 

10 comentários:

  1. Ótimas dicas, acho que a maior dificuldade que encontramos é conseguir manter o foco e estar motivada(o). E eu tenho um grande problema com ansiedade, sempre espero os resultados o mais rápido possível e isso é um problema.


    Beijos


    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm sou assim e isso dá um problema... hahaha
      Mas segue as dicas e boa sorte ;)
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei as dicas, realmente preciso levar elas pra vida, pois sou o tipo de pessoa que tem uma lista de coisas pra fazer, mas bate a preguiça e acabo não fazendo nada que deveria e acabo adiando as coisas para depois.
    Beijos.

    www.sonhosdegarota.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e segue essas dicas mesmo! Boa sorte ;)
      Beijos

      Excluir
  3. Que dicas incríveis! Iniciou o ano com chave de ouro com esse post! Parabéns!

    http://mechamadebella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Deb esse teu post foi um tapa na minha cara. Tenho muitas vezes tanta coisa bacana em mente mas aí vem a ideia de que vai ser dificil, nao sei como começar, não sei o que fazer... aí sempre acabamos desistindo =/
    Suas dicas foram muito valiosas e eu irei levá-las durante todo esse ano de 2016. Parabéns e feliz ano novo minha querida <3
    Valeu a pena esperar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou amiga! *-*
      Segue as dicas sim e boa sorte!
      Obrigada e feliz ano novo pra vc tbm! <3

      Excluir
  5. Esse post veio em boa hora. Estava desanimada e me sentindo desmotivada para começar alguns projetos, mas esse toque do destino me deu uma animação extra. Obrigada <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Volte sempre!